2023

Julho
Setembro
Outubro
Novembro
Dezembro

2024

Janeiro
Fevereiro
Maio
Junho

O porquê da abstenção da CDU no Plano Anual de Actividades e Orçamento

Neste texto temos como objectivo dar a conhecer à população o que se passou na reunião da Assembleia de Freguesia do passado mês de Novembro e as posições da CDU sobre os pontos da ordem de trabalhos.

Comecemos pela abstenção na votação do Plano Anual de Actividades e Orçamento para 2024, apresentado pela Junta de Freguesia de Rio de Mouro.

Não podemos deixar de nos regozijar com a inclusão de uma série de pontos apresentados e que são, de há muito para cá, propostas da CDU para a resolução de problemas na freguesia.

Parece que finalmente vamos ter um novo centro de saúde totalmente financiado a fundo perdido com 2 milhões de euros pelo PRR. No entanto, a CDU alertou para o facto de que este esteja devidamente equipado com recursos técnicos e humanos para dar resposta às necessidades locais de cuidados primários de saúde, com a necessária resposta médica, para que cada um dos fregueses passe a ter um médico de família. Valorizamos as obras de requalificação do Centro de Saúde Dr. Paulino, aliás há muito reclamada, pela população e pela CDU.

Foi mais uma vez anunciada a abertura ao público da biblioteca de Rio de Mouro, fundamental para tornar acessível à população rio mourense o vasto espólio bibliográfico de que dispõe. Todavia, não deixámos de notar que a designação da biblioteca nas Opções do Plano não refere o nome de “Rui Pereira”, o que a CDU considera inadmissível, uma vez que se trata de homenagear aquele que ofereceu uma parte importante das obras que constarão do seu património.

Face à prevista construção do Multiusos de Fitares, a CDU chama a atenção para o facto de que este equipamento, a ser localizado no baldio defronte à Escola Básica 2,3 Escultor Francisco dos Santos, poderá retirar significativa capacidade de estacionamento na urbanização, o que será necessário acautelar no seu projecto, mas também durante o período de construção.

Se estes são aspectos positivos, não podemos deixar de observar a insuficiência e pouca abrangência do Plano Anual de Actividades e Orçamento e verificar que, as opções nele apresentadas não correspondem às necessidades reais da população e da freguesia, designadamente, numa resposta cultural diferente e mais inclusiva, e da necessidade de uma outra política para e com a juventude que vá ao encontro dos seu anseios e criatividade.

Num outro ponto, a CDU não pode deixar de manifestar preocupação pela continuidade da precariedade e não valorização dos vínculos de trabalho dos trabalhadores de recolha dos monos que continuam fora do Quadro e Pessoal da Junta de Freguesia, o que cria situações de discriminação relativamente a outros trabalhadores no Concelho com a mesma actividade no que se refere a direitos e regalias, como o acesso ao subsídio de risco da profissão (penosidade e salubridade) previsto na lei. A CDU vem defendendo ao longo dos anos a valorização do trabalho e das carreiras de todos os trabalhadores. É justo e necessário que a cada posto de trabalho efectivo corresponda um contrato permanente!

Relativamente a questões levantadas pela população, a CDU manifesta a sua solidariedade para com os pais das crianças frequentadoras da Ludoteca, na sua indignação pelo encerramento deste serviço pela Junta de Freguesia sem qualquer pré-aviso e discussão com os representantes dos utentes, procedendo, posteriormente, à sua reabertura com actividades que não correspondem às necessidades educativas das crianças.

Tudo o que atrás foi elencado pode e deve ter uma outra resposta, para as quais a CDU e os seus eleitos, pela sua participação cívica, responsável, participativa e democrática, tanto na Assembleia de Freguesia como fora dela, já demostrou ter solução para este e outros problemas que afligem a população, com o objectivo de VIVER MELHOR NA NOSSA TERRA.

Rio de Mouro pode contar com a CDU!!

CDU Rio de Mouro: contigo todos os dias!

Junta de Freguesia

Contribuir de forma ativa para a qualidade de vida de toda a comunidade.

Balcão digital

Consulte aqui todos os nossos regulamentos e normas de funcionamento.

Aceda aqui