Diz a lenda que o nome de Rio de Mouro remonta aos tempos da reconquista cristã, quando um mouro de nome Albaraque foi morto pelos cristãos e tingiu com o seu sangue as águas do rio, tendo o sítio onde morreu passado a chamar-se Rio de Mouro. Assim, o brasão é um escudo burelado onde se encontra desenhado o rio ondeado a prata e azul e uma banda de vermelho carregada onde estão inscritos três crescentes de ouro no sentido da banda. Coroa mural de prata de quatro torres. Listel branco com a legenda a negro, em maiúsculas: “RIO DE MOURO “.
O estandarte é constituído por quatro quadrados de duas cores alternadas: amarelo e azul, sendo o quadrado do lado esquerdo superior de cor azul e o quadrado do lado direito superior de cor amarela. No centro inscreve-se o escudo que comporta quatro torres que identificam uma “vila”, as estrias azuis que significam o rio e a faixa vermelha o sangue derramado pelo Mouro quando morreu e caiu às águas. Os crescentes representam os árabes ou mouros mortos na conquista.
Rio de Mouro
Rio de Mouro é hoje um importante aglomerado urbano do concelho de Sintra, sendo que a sua importância foi aumentando ao longo dos tempos.
Últimas notícias
Zumba no Pavilhão Municipal Adelino Martins
No próximo Sábado, 14 de Setembro às 10h acontece mais uma aula de Zumba no Pavilhão Municipal Adelino Martins [Ler +]
Ação de sensibilização ambiental no Bairro da Tabaqueira
Para assinalar o Dia Internacional da Limpeza Costeira e Dia Mundial da Limpeza a Câmara Municipal de Sintra, a [Ler +]
Festa do Mês das Migrações no Projeto Orienta-te
O Projeto Orienta-te vai organizar no dia 10 de Setembro entre as 18h e as 21h a Festa do [Ler +]