Nova criação da RUGAS Quando Eu era Tu
convida o espectador a reencontrar a criança que habita em cada um de nós.
O espetáculo de teatro Quando Eu era Tu estreia com um ensaio aberto ao público a 5 de dezembro no FORNO Espaço Cultural, e mantém-se em cena até 14 de dezembro, sábados e domingos às 16h00.
Uma mulher mergulhada na azáfama e nas responsabilidades do quotidiano vê-se confrontada com a criança que um dia foi quando, num encontro inesperado, se desencadeiam desafios e (re)descobertas.
Quando Eu era Tu é uma criação da RUGAS associação cultural, com o apoio da Câmara Municipal de Sintra, que propõe uma viagem poética e divertida entre o mundo das crianças e o dos adultos. O texto e encenação são de Artur Dinis, e a interpretação de Carolina Figueiredo e Sara Rosa, que trazem com o espetáculo um manifesto de empatia e esperança: um convite para que todos, independentemente da idade, voltem a acreditar no poder de brincar.
Num percurso onde a realidade se confunde com o faz-de-conta, a imaginação volta a ter lugar, iniciando-se assim uma jornada onde humor, poesia e música se entrelaçam para revelar uma verdade simples mas essencial: crescer não é sinónimo de esquecer. Dirigida a crianças e adultos, a obra convida cada espetador a reencontrar a sua própria criança, aquela que, silenciosa mas persistente, habita em cada um de nós.
A criação artística-teatral reflete sobre o desfasamento entre a brincadeira e a idade adulta e as consequências dessa perda, encarando a vivência como um processo de escolhas, no qual o espetador é convidado a situar-se e, talvez, a transformar-se. O espetáculo convoca a brincadeira como elemento de humanização, uma riqueza que pode (e deve) ser produzida, mas que vai escasseando. Segundo o autor, “esse empobrecimento alimenta-se de narrativas que os adultos desejam questionar: o trabalho, os bens materiais e o dinheiro ganham primazia em relação aos afetos e à partilha humana e, consequentemente, vão estimulando o abandono de práticas lúdicas, para valorizar a seriedade e o alienamento em mundos digitais, aumentados ou virtuais, por meio de dispositivos tecnológicos, que se ausente de toque, imaginação, riso e diversão com os outros.”
Onde fica essa encruzilhada?
Onde é que a brincadeira deixa de ter lugar em nós?
E como a podemos resgatar?
Esta criação procura respostas a estas perguntas e repensar ações que se têm vindo a entranhar, e que acabamos por normalizar, o que se torna ainda mais relevante no contexto multicultural atual e na integração de quem chega.
O espetáculo propõe, no contexto dramatúrgico, um diálogo entre a visão de um adulto e de uma criança, desafiando perspectivas e procurando ligações que alcancem pontos de vista comuns.
O público é convidado a assistir ao ensaio aberto marcado para dia 5 de dezembro às 19h00 no FORNO – Espaço Cultural, e o espetáculo conta com apresentações aos sábados e domingos, de 6 a 14 de dezembro, às 16h00.
Os bilhetes estão disponíveis em https://www.seetickets.com/pt/tour/quando-eu-era-tu

Olívia é uma adulta presa na correria quotidiana.
Um encontro surpreendente confunde a sua realidade: a sua incapacidade de imaginar, o tempo que a atropela, a razão que a domina, a pressa de crescer são questionadas.
“Porque é que já não brincas?” Ouve-se.
“Porque já não sou uma criança. Eu cresci.”
“Estás aí há muito tempo?”
“Estive sempre aqui… eu só… não quero desaparecer.”
Direção Artística e Dramaturgia. Patrícia Cairrão e Ricardo G. Santos
Texto, Dramaturgia e Encenação. Artur Dinis
Interpretação. Carolina Figueiredo e Sara Rosa
Desenho de Luz e Composição Musical. Artur Dinis, Patrícia Cairrão e Ricardo G. Santos
Cenografia, Figurinos e Adereços. Composição coletiva
Ilustração Cenográfica. Luís Santos
Design Gráfico. César Duarte
Captação, Edição e Montagem Vídeos promocionais e Videoclipe. Ana Zayara Coelho
Fotografia e Vídeo. Ana Zayara Coelho e Artur Dinis
Produção e Comunicação. Andreia Lola Lourenço
Produção Executiva. Ana Felício (estágio)
Direção Técnica, Montagem e Operação Técnica. Fernando Guerreiro
Produção. RUGAS Associação Cultural
Financiamento. Câmara Municipal de Sintra
Apoios. Coffeepaste, Antena 1, ma3cor – atelier de impressão e publicidade
Agradecimentos. Câmara Municipal de Sintra, Luís Santos, Elisabete Peralta, Nélia Cristina, alunos e alunas da Escola Básica de Fitares, Ana Margarida Cardoso, alunos e alunas da Escola Básica 1 Casal dos Apréstimos, Ana Pinto
50 min. | M/6
INFORMAÇÕES DE BILHETEIRA
FORNO Espaço Cultural
Av. Pedro Nunes 9
2635-317 Rio de Mouro, Sintra
A bilheteira abre 1h antes do início do espetáculo.
RESERVAS
Os bilhetes estão disponíveis em https://www.seetickets.com/pt/tour/quando-eu-era-tu
(+351) 96 785 97 41 (chamada para a rede móvel nacional) | rugasproducao@gmail.com
Reservas: levantamento prévio obrigatório até 15 minutos antes do espetáculo.


