No âmbito da realização de projetos de intervenção social, a Fundação INATEL realiza, desde 2014, o programa «Aldeia dos Sonhos».
Este programa visa proporcionar aos habitantes de aldeias ou lugares do território continental português e das regiões autónomas, atividades de cariz turístico, cultural e desportivo, que estes entendam como fazendo parte de um conjunto de experiências a que não têm, ou nunca tiveram acesso, face a limitações financeiras, geográficas e sociais.
Esta iniciativa tem também como objetivo promover outros fatores no contexto do desenvolvimento pessoal e social dos beneficiários, nomeadamente:
- Promover um sentimento de cooperação e solidariedade, numa lógica humanista;
- Fomentar a autonomia, iniciativa e criatividade dos beneficiários, apelando à participação ativa em atividades turísticas, culturais e desportivas;
- Proporcionar o desenvolvimento de competências pessoais e sociais dos beneficiários, promovendo o seu sentido crítico e de responsabilidade;
- Dar a conhecer locais de importância histórica e cultural, sensibilizando para a salvaguarda do património;
- Fomentar a notoriedade cultural e turística da aldeia ou lugar que se candidata, retendo mais valor financeiro e social também para os seus habitantes.
Neste sentido a Fundação INATEL irá proceder à abertura de candidaturas para a 9ª edição do Aldeia dos Sonhos, com o objetivo de proporcionar experiências de lazer e culturais únicas e memoráveis às populações de aldeias com 100 ou menos residentes e mais expostas a fenómenos de exclusão. Anualmente, a comunidade da aldeia eleita tem a possibilidade de beneficiar de um programa turístico e cultural com a duração de três dias, numa região à sua escolha.
Simultaneamente, é concretizada uma atuação complementar que visa conferir projeção e notoriedade pública à localidade eleita em cada edição.
A intenção é que estas aldeias e respetivas regiões envolventes se constituam como destinos de turismo sustentável e vejam os seus territórios, recursos culturais e naturais valorizados. Criam roteiros específicos que promovem e dinamizam o “turismo de aldeia” nas suas diversas dimensões, gerando valor social para as comunidades e permitindo que residentes e visitantes usufruam mutuamente desta dinamização social e económica.
Nesta sequência, dado o carácter social e solidário do Aldeia dos Sonhos, a submissão de candidatura(s), irão decorrer até ao dia 17 de agosto de 2023.
Consulte aqui mais informações: