O parque urbano de Rinchoa-Fitares nasce da vontade da autarquia sintrense em criar parques urbanos no município vocacionados para o lazer, o desporto e a cultura.
O espaço de natureza em meio urbano, gerido pela junta de freguesia de Rio de Mouro, com cerca de 47 000 habitantes, caraterizado por vegetação mediterrânica e eucaliptos, foi reabilitado e transformado num parque com uma área aproximada de 12 hectares.
A localização privilegiada a nível da centralidade urbana e de acessos pode ser considerada uma zona com grande interesse ambiental, recreativo e vocacionado para a prática desportiva ao ar livre, com grande potencial educativo a desenvolver por escolas locais.
O parque foi inaugurado a 24 de maio de 2015. Nesta primeira fase da intervenção foram executados trabalhos de limpeza e requalificação do terreno e da linha de água e colocado mobiliário urbano: mesa de merendas com bancos, papeleiras, banco com costas, ecopontos, suporte para bicicletas, cabana de recreio, sinalética informativa, entre outros.
Este parque vai permitir aos munícipes e famílias usufruir de espaços verdes de qualidade com equipamentos de lazer e momentos de descontração, numa paisagem natural com diversidade de fauna e flora associadas a zonas ribeirinhas.