User Rating: 0 / 5

Star InactiveStar InactiveStar InactiveStar InactiveStar Inactive

José Lopes de Oliveira

José Lopes de Oliveira, ilustre escritor e professor, nasceu em Vale dos Açores (Mortágua), em 1881, e faleceu em 1971 , tendo-se formado em Direito na Universidade em Coimbra e seguido uma carreira académica no Ensino Secundário, iniciada no Liceu de Viseu, em 1910, e prosseguida no Liceu Passos Manuel, em Lisboa, toda ela dedicada à História e à Geografia.

Publicou, em 1930, a obra Por Terras de Portugal, onde, a certa altura, se lê:

"De repente, a Serra de Sintra sobe, assoma por cima dos outeiros ... Deliciosa aparição!

Barcarena. Passando a ribeira, descobre-se o vale, na ondulação do terreno, correndo para o Mar.
Finda a região do basalto: em Cacém domina já o cretácico.
À direita o Monte Suímo.
A linda povoação de Agualva!
Pinheiros mansos, olivedos, eucaliptos. A linha férrea passa a ribeira de Barcarena, ladeia-a.
Depois aparta-se da linha do Oeste o ramal de Sintra.
Já os matos alternam com as culturas. Pequenas vinhas.
Subimos, para a estação de Rio de Mouro. À esquerda fica o povoado, oculto num debrum do relevo.
Mercês floresce na charneca.
A vista da Serra prende irresistivelmente. Três principais elevações se distinguem: a Cruz Alta, a Pena, o Castelo dos Mouros.
Algueirão. Atravessa-se depois um pequeno túnel...
Sintra!".