User Rating: 0 / 5

Star InactiveStar InactiveStar InactiveStar InactiveStar Inactive
 

Maria de Lourdes Carvalho Faria

A 22 de Fevereiro de 1887, nasceu Maria de Lourdes Carvalho Faria, prima de Alexandre Herculano. Aos 17 anos, veio para Rio de Mouro, como Professora na Escola da Associação Protectora de Meninas Pobres, situada em Rio de Mouro Velho.

Foi uma exímia Professora durante 65 anos, com grande amor à sua profissão e que premiou cinco gerações sem ter uma reprovação nos respectivos exames. Preparou, ao longo de todo esse tempo, muitos alunos para a admissão aos liceus.

Em colaboração com a Junta de Freguesia de Rio de Mouro, instituiu a 'Sopa dos Pobres', que era distribuída no edifício da Escola, assim como instituiu, de igual modo, os bodos que todos os anos eram dados aos mais necessitados.

A seu pedido, fizeram-se muitos casamentos religiosos gratuitos e doava ela os fatos aos noivos. Organizava sempre Festas de Natal na sua Escola, onde eram distribuídas roupas e ofertados brinquedos aos seus alunos. Em 1958, foi alvo de uma forte e merecida homenagem, a qual teve lugar no Casino de Sintra.

Maria de Lourdes Carvalho Faria deixou muitas saudades no povo de Rio de Mouro, que bastante lhe ficou a dever.

Faleceu no dia 24 de Dezembro de 1976 e, a seu desejo, os seus restos mortais foram levados em ombros pelos seus antigos alunos. Está sepultada numa campa perpétua oferecida pela família do Doutor Hermínio Duarte Ferreira, no Cemitério de Rio de Mouro.

Fica a sua memória, como exemplo perene de profissionalismo, de abnegação e de dedicação ao mester de professor.

 

CONTATOS



Rua Óscar Monteiro Torres, 19
2635-385 Rio de Mouro
geral@jf-riodemouro.pt
(+351) 21 917 82 90

REGISTE-SE

Inscreva-se para saber o que se passa na Freguesia de Rio de Mouro.

SIGA-NOS

© 2015 Junta de Freguesia de RIO DE MOURO - Todos os direitos reservados.

Search