User Rating: 0 / 5

Star InactiveStar InactiveStar InactiveStar InactiveStar Inactive

José Cupertino de Ribeiro Júnior

O comerciante e industrial José Cupertino de Ribeiro Júnior nasceu em Pataios (Alcobaça), em 1848, e faleceu na década de 1920.

Aos 29 anos de idade funda a firma "Cupertino Ribeiro & c.a" e, anos mais tarde, cria várias outras empresas industriais. No início do século XX, adquiriu a fábrica de estamparia setecentista de Rio de Mouro Velho.

Ribeiro Júnior foi um democrata convicto, desde a sua mocidade, tendo pertencido ao Partido Republicano, para cujo Directório foi eleito, pela primeira vez, em 1902 e, deste organismo dirigente fazia parte quando rebentou a Revolução de 5 de Outubro de 191 O. Foi eleito deputado à Assembleia Constituinte de 1911. Nomeado, pouco depois, Vogal do Conselho Superior da Administração Financeira do Estado, exerceu esse cargo até à sua morte.